terça-feira, 21 de maio de 2013

Timo Kotipelto, do Stratovarius, fala sobre Nemesis

Minha história começou quando sugeri uma pauta para um site no qual frilo... mas não sabia se iria conseguir nem a aprovação da pauta e nem a entrevista com uma celebridade internacional. Para minha surpresa, a pauta foi aceita e eu comecei meu contato com a assessoria de imprensa. Para minha sorte, a assessora era um doce, muito solícita e pronta a me ajudar. Querida Heloisa Vidal, não esquecerei seu nome jamais! Passaram-se alguns dias, o assunto esfriou... e eu pensei: claro, alarme falso, não vai rolar, vamos para a próxima pauta, fazer o quê... Foi então que aconteceu! Confesso que foi com imensa alegria que li a seguinte mensagem no meu gmail: o Timo Kotipelto falará com você antes do show, pois virá para o Brasil duas semanas antes... quê, pensei?! Maravilhosoooooo, comecei a pesquisar sobre as novas músicas, a turnê, para me munir de informações e preparar perguntas inovadoras (como pediram para este site)... convidei até o pessoal de uma TV Web do meu bairro para ir comigo, mas acabou não rolando por conta de compromissos agendados e falta de coordenação entre horários e locomoção necessária, enfim... no dia da entrevista, com tudo pronto, decorado, coração a mil, fui eu para a entrevista com meu fotógrafo preferido: o Fábio Franci!!! Chegando lá, achei se tratar de uma coletiva porque havia algumas equipes de tv por ali... sentei para esperar e vi todos indo embora... então a Heloisa chegou e me disse: pronto Nanci, pode entrar... quê?! Eu, o fotógrafo, a Heloisa e o Timo Kotipelto ao vivo e a cores!

Foto: Fábio Franci
Ao contrário do que havia imaginado para uma celebridade do power metal, um cara pra lá de simpático e muito bem humorado. Me desculpei pelo meu "inglês macarrônico" e parti para a primeira pergunta... foram 2, 3, 4, 5... finalmente a 10ª... alguns errinhos de entendimento, mas no final deu tudo certo. Agradeci muito a entrevista absolutamente exclusiva e até tirei uma foto com ele. Bárbaro!!!

Foto: Fábio Franci
Consegui minha(s) matéria(s)para o site da SaraivaConteúdo. Prestigiem:http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/51671
... também para o meu blog :) e acabei até gravando o show depois para o Daqui TV! Vejam nos links: http://www.tudoeste.com.br/?DS=ttl_banda-stratovarius-faz-show-no-carioca-club|Pub_1|smfr_3|CodArt_24907

E também no: http://www.tudoeste.com.br/?DS=ttl_banda-stratovarius-agitou-o-publico-no-carioca-club|Pub_1|smfr_22|CodVid_24945


Depois disso, fui ao show e fiz as imagens e esta reportagem: http://www.tudoeste.com.br/?DS=ttl_confira-como-foi-o-show-da-banda-stratovarius|Pub_1|smfr_22|CodVid_24986
Aliás, O resultado, além dos textos, é que fiquei ainda mais fã da banda e do Timo. Como em "Unbreakable", conforme o Timo prometeu (e cumpriu) estar no setlist na entrevista, foi um momento indestrutível, especial, que guardarei para sempre. Acompanhem algumas partes da entrevista não aproveitadas na matéria que fiz para o site:

Timo Kotipelto fala sobre Nemesis


Por Nanci Dainezi

Considerado pela crítica como o melhor trabalho de todos os tempos da banda finlandesa Stratovarius, Nemesis, o 14º álbum de estúdio, está repleto de viagens oníricas e ares épicos. Embora tenha ganhado mais ousadia, modernidade e potência com a inclusão de elementos eletrônicos, assim como vozes e corais, e a troca do baterista, continua melódico e com riffs facilmente reconhecidos pelos fãs. Em entrevista, o vocalista e líder da banda, Timo Kotipelto, falou das músicas,da escolha do nome do álbum e do conceito geral do trabalho.
“Quem ouve nossa música se sente renovado e cheio de energia”, afirmou Kotipelto.
Foto: Fábio Franci

Como você define o álbum Nemesis, de forma geral?
Timo. Nemesis é uma versão atual da banda, é um Stratovarius mais moderno se comparado aos álbuns anteriores, incluindo o nosso último álbum de estúdio. Também é mais pesado, obscuro, mais técnico (com a presença de elementos eletrônicos), mas continua focado em boas melodias e nos solos de guitarra. O novo baterista (Rolf Pilve) também deu um tom mais atual às melodias. Alguns dizem que Nemesis é o melhor de todos os álbuns da banda, mas eu penso que ele seja o melhor álbum dos últimos 12 anos. Nós todos gostamos muito do resultado e desta energia mais renovada e poderosa.
O que Nemesis tem em comum com os outros álbuns da banda e também o que tem de diferente? Timo. Em comum, Nemesis continua melódico, com boas músicas, hits pesados e riffs, embora mais rápidos na opinião de algumas pessoas, facilmente reconhecido pelos fãs como sendo do Stratovarius. De diferente, eu acho que está mais moderno com a presença do novo baterista.
Jens Johansson,  Rolf Pilve, Timo Kotipleto,  Lauri Porra e Matias Kupiainen
Foto: Divulgação

O nome Nemesis, dado a este novo álbum se refere mais à deusa da vingança (da mitologia) ou mais a pequena estrela companheira do sol (da astrologia)? 
Timo: O nome Nemesis surgiu após tocarmos no Festival de Verão da Espanha de 2012, ainda no aeroporto. Foi o guitarrista da banda (Matias Kupiainen) quem o sugeriu. Embora alguns falem que Nemesis se refere à estrela companheira do sol, para mim, e até também por conta da arte da capa, ela é a deusa que traz a justiça, fazendo com que os anjos punam com a morte as pessoas más que maltratam o planeta, ou a mãe natureza, o que de certa maneira já está acontecendo conosco com a aparição de catástrofes, furações, etc. Nós deveríamos cuidar melhor da natureza, isso é uma verdade.
As músicas do álbum, que se inicia com Abandon e termina com Nemesis, formam uma história completa?
Timo: Na verdade, além das 11 músicas, que incluem Abandon e Nemesis, existem ainda as faixas bônus Fireborn e Hunter e, na versão japonesa, também a Kill It With Fire. Outra coisa é que as letras foram escritas por cinco pessoas diferentes e, portanto, abordam diferentes assuntos, embora alguns deles tenham uma interligação. De forma geral, não existe um conceito único, as letras abordam temas diversos como resistência, fantasia, luta, esperança e o modo como vemos a vida, por exemplo.

Como aconteceu a escolha das músicas que compõem Nemesis?
Timo: Tínhamos 16 músicas e acabamos escolhendo 11 faixas, sendo que destas, sete são ao vivo. Não são músicas feitas exatamente para dormir... acredito que as canções que escolhemos sejam complementos perfeitos para a vida de quem gosta de power metal, um gênero que tem fãs de idades diferentes, desde adolescentes de 12, 13 anos, até pessoas com mais de 60 anos, com diferentes profissões, o que é fantástico. Elas também transmitem energia boas vibrações. Quem ouve nossa música, em shows ou cd, se sente renovado e cheio de energia.
Capa do novo cd da banda
Foto: Divulgação

O álbum Nemesis é composto por 11 faixas com duas bônus (Fireborn e Hunter). Já a versão japonesa, contém um a mais (Kill It With Fire).
1. Abandon
2. Unbreakable
3. Stand My Ground
4. Halcyon Days
5. Fantasy
6. Out Of The Fog
7. Castles In The Air
8. Dragons
9. One Must Fall
10. If The Story Is Over
11. Nemesis
11. Fireborn (bônus)
12. Hunter (bônus)
09. Kill It With Fire (bônus incluso somente no álbum japonês)

Depois dessa entrevista, mais exatamente no dia 18 de maio, o Stratovarius fez um grande show no lotado Carioca Club, no bairro de Pinheiros. No setlist, que começou com Abandon e Speed Of Light, muitas músicas do novo álbum, como Dragons, If The Story is Over, Fantasy, entre outras. Houve muita interação durante todo o show, mas dois momentos foram especialmente marcantes para o público: quando o baixista solou, pedindo para que o público repetisse seu sobrenome "Que Porra" e quando mister Kotipelto disse que o refrão de Hunting, High and Low, tinha sido mais alto no Paraguai (e que talvez também fosse na Argentina).
Vejam as imagens do show. Crédito do Fábio Franci!
Lotação máxima no Carioca Club

Palco preparado!

A nova formação da banda conta com Rolf Pilve na bateria

Plateia cantou junto com Kotipelto

O baixista Lauri Porra foi uma atração à parte


Matias Kupiainen na guitarra 

Jens Johansson no teclado e piano

Kotipelto nos vocais possantes














2 comentários:

  1. Olá Parabéns pela matéria!
    O show foi maravilhoso, pena que só vi sua resenha hoje.
    Eu administro um fã clube do Stratovarius no Facebook, queria sua autorização para compartilhar sua matéria e seu vídeo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane! Pode compartilhar sim. É ótimo encontrar pessoas que gostam e curtem essa excelente banda. Grande beijo!

      Excluir