Atentos a várias bandas que já estão agendadas para tocar no Brasil, os fãs de metal são unânimes em afirmar que o heavy metal é um poderoso aliado da sustentabilidade para a conscientização das massas. As muitas batidas pesadas dos instrumentos se juntam às letras de protesto e, literalmente, gritam para a humanidade: “cuidado, estamos destruindo nosso planeta!”
Por Nanci Dainezi
Muitos devem estar se perguntando: mas o que o heavy metal tem a ver com a sustentabilidade? Para surpresa da maioria que questionou o assunto, a resposta se resume a duas palavras: praticamente tudo!
O conceito de sustentabilidade vai muito além dos cuidados para com o meio ambiente, ele abrange questões sociais e até de ordem espiritual, afinal não existe sustentabilidade se o ser humano está em desarmonia consigo mesmo e com os outros. E nesse caótico mundo, a preocupação com o futuro da humanidade não é uma atual. Bandas precursoras do heavy metal, como Led Zeppelin, Rainbow, Uriah Heep, Deep Purple,Black Sabbath, posteriormente Scorpions, Iron Maiden, Metallica, Megadeth, além das brasileiras Sepultura, Shaman, Viper, entre outras, têm letras viscerais que abordavam a temática.Do Scorpions, que esteve em turnê mundial e se apresentou no Brasil no ano passado, temos a famosa “Humanity”, do álbum homônimo, que diz adeus à raça humana em um forte e pesado alemão. Esta banda, inclusive, sempre esteve engajada em projetos sociais e de conscientização ecológica. No início de 2010, o grupo lançou o DVD Amazônia – Live in the Jungle, que foi gravado num show em Manaus em 2007. Parte das vendas do DVD foi convertida em fundos de preservação da floresta.
![]() |
| “O fato é que chegamos a uma situação insuportável, de total desrespeito para com tudo o que é natural", Edu Falaschi, vocalista do Almah |
Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra e atual do Almah, não estranha a briga e engajamento das bandas mais pesadas pela sustentabilidade. Para ele, o heavy é uma das vertentes do rock, e como tal, já traz em sua raiz o inconformismo com o atual estado das coisas. Edu acrescenta que as letras que compõe, geralmente abordam a vida real e mostram como o ser humano se relaciona com a natureza, com outras pessoas e com ele mesmo. Em “The Course of Nature”, que faz parte do álbum Aurora Consurgens do Angra, por exemplo, Edu menciona como o conforto que a humanidade tanto procura para si, acaba tendo um peso negativo para o meio ambiente. “A Trace of Trait”, faixa do terceiro álbum do Motion do Almah, coloca em cheque a pretensa evolução humana e os caminhos que escolhemos para seguir. “O fato é que chegamos a uma situação insuportável, de total desrespeito para com tudo o que é natural. Com a música, sempre procuro colocar em cheque se realmente estamos usando nossa inteligência, ou apenas sendo levados por interesses escusos. Será que já não estamos pagando um preço muito caro por nosso atual estilo de vida?”, questiona.
Para sorte dos fãs do metal, vários artistas e bandas com esse espírito crítico se apresentaram no Brasil em 2012. Entre eles: Robert Plant, a voz do Led, que se apresentou no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e São Paulo, o Kiss, no melhor estilo paz e amor, que tocou no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio, Black Label Society, que passou pelo Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo e o Arch Enemy, banda de thrash metal que se apresentou em São Paulo e cuja vocalista é militante pela causa animal. Além deles, Evanescence, Slash, Nightwish e os brasileiros Korzus, Matanza e Cavalera Conspiracy marcaram presença pelo país afora em 2012.
Neste ano, voltaram os grandes festivais, com uma forte pegada ecológica, afinal, nada é mais triste de ver do que aquelas toneladas de lixo jogadas no chão no final de grandes apresentações que pregam o respeito para com o meio ambiente. O Lollapalloza Brasil, que divulgou que rock e engajamento têm tudo a ver, aconteceu em março em São Paulo e trouxe os grunges e ativistas sociais Pearl Jam, entre outros, e o Rock In Rio, marcado para setembro na Cidade do Rock. O festival do Rio terá inúmeras atrações, dentre elas o Sepultura, considerado uma das melhores bandas de heavy do mundo e da qual destaca-se a música “Convicted In Life” do seu décimo álbum Dante XXI e o Tambours Du Bronx, composto por 17 artistas, que tocam latões de óleo e misturam rock e batidas eletrônicas. O Iron Maiden e o Metallica, que carregam nas mensagens de destruição do mundo, também participarão do Rock in Rio.
Aos que esperam construir um mundo melhor, resta fazer a sua parte e torcer para que as vozes desses artistas possam ser entendidas por um número cada vez maior de pessoas em todo o planeta.
Nota da autora: esta matéria foi atualizada. A primeira versão foi publicada na SaraivaConteúdo em outubro de 2012, confira: http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/48305

Nenhum comentário:
Postar um comentário